domingo, 19 de outubro de 2008

Pseudo facilidade do JavaScript

Muito se engana quem olha o JavaScript como uma linguagem pobre ou fácil. Na verdade, possui poderosos recursos que podem “fazer chover de baixo para cima”, como costumo dizer.

A ilusão de que o JavaScript é fácil não se dá pela linguagem em si, mas sim por sua utilização. Por exemplo, é extremamente simples criar um código que imprime valores na tela, ou que dá um alerta de boas-vindas quando uma página é carregada, mas o controle de objetos tende a ser mais problemático quando não se conhece a linguagem. Algo simples como o momento em que o JavaScript é chamado pode fazer a diferença entre um código que funciona e um amontoado de letras que não faz nada.
Outra coisa que a torna acessível é o fato de não ser necessário grandes aparatos para criar um código. Veja o exemplo abaixo:

Sua função é exibir na tela valores de 0 à 9 como segue:

0123456789

Para testar esse código a única coisa necessária é um editor de texto(notepad) e um browser(Internet Explorer). Apenas colando o códico no notepad e salvando ele em C: com o nome de teste.htm já é possível vê-lo executar indo no Internet Explorer e digitando a URL file:///C:/teste.htm.

Um pouco (senão muito) dessa visão simplista do JavaScript perdeu-se recentemente com o advento da Web 2.0 e páginas que tornaram-se aplicações propriamente ditas, com maior interação usuário-site, tornado a experiência do usuário mais agradável.

Não me prolongando mais, digo, JavaScript é dito fácil para iniciantes, mas não significa que o código gerado de maneira fácil é o mais recomendado. Como iniciação na lógica de programação é uma ótima ferramenta mas como ferramenta web é que sua real força pode ser vislumbrada, quando feito de maneira organizada e consciente.

Nenhum comentário: