segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A História do JavaScript

JavaScript foi desenvolvido originalmente por Brendan Eich(da Netscape) sob o nome Mocha, posteriormente rebatizado para LiveScript e então para JavaScript. A mudança de nome de LiveScript para JavaScript coincide com a época em que a Netscape adicionou suporte a tecnologia Java no navegador Netscape.

O nome tem causado confusão, dando a impressão de que a linguagem é derivada de Java, e isso tem sido caracterizado por muitos como um truque de marketing da Netscape para dar ao JavaScript o selo de que era a linguagem de programação web do momento.

Microsoft chamou de JScript seu dialeto da linguagem para evitar problemas de marca. JScript foi suportado primeiramente no Internet Explorer 3.0 (Agosto, 1996), e incluia o Y2K-compliant funções de data, ao contrário do JavaScript que baseava-se na java.util.Date na época. Os dialetos são considerados tão semelhantes que os termos "JavaScript" e "JScript" são muitas vezes utilizados alternadamente.

Microsoft, no entanto, possui dezenas de motivos pelas quais JScript não é compatível com ECMA.

Netscape apresentou o JavaScript para ECMA International para a padronização resultando na versão padronizada chamado ECMAScript.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Javascript

Nenhum comentário: